Aluguel de bicicletas públicas começa no Dia Mundial Sem Meu Carro Foto: Divulgação/PMPA |
A partir de sábado, 22, data alusiva ao Dia Mundial Sem Meu Carro, começará o serviço de aluguel de bicicletas públicas de Porto Alegre. O sistema se chamará BikePoa e será administrado pela empresa Serttel, com acompanhamento da prefeitura, por intermédio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). (fotos)
Em um primeiro momento, serão 50 bicicletas e cinco estações (Largo Glênio Peres/Mercado Público, Praça da Alfândega, Casa de Cultura, Usina do Gasômetro e Câmara de Vereadores), onde poderão ser realizadas as integração entre elas e complementadas com o serviço de transporte público, como metrô, ônibus, lotação e catamarã.
O valor do passe mensal será R$ 10 e o diário R$ 5. “O sistema permite que as bicicletas sejam utilizadas durante todo o dia, tanto no modo mensal como diário. Uma mesma bicicleta pode ser usada por uma hora, com pausas de 15 minutos para substituição. O objetivo é incentivar a rotatividade do serviço”, diz Peter Cabral, diretor da Serttel.
O cadastramento para utilizar as bicicletas públicas de aluguel em Porto Alegre inicia, quinta-feira, 20, e poderá ser realizado pelo site www.movesamba.com/bikepoa (em funcionamento a partir de quinta). Pessoas de qualquer cidade podem se cadastrar e utilizar as bicicletas na Capital. O pagamento deverá ser realizado por cartão de crédito e o desbloqueio das bicicletas será feito pelo celular, informando a estação, ou por aplicativo para smartphones, no sistema Android e IPhone (que serão disponibilizados a partir de quinta).
O sistema BikePoa terá 400 bicicletas e 40 estações espalhadas por diversos pontos da Capital, como universidades, pontos turísticos, pólos de atratividade, além de estações de transporte público. “Instalaremos 20 estações em 2012 e mais 20 em 2013. O próximo passo será buscar uma integração com os cartões TRI e SIM”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
O mesmo modelo de serviço de bicicletas públicas que será usado em Porto Alegre, conta com 25 mil cadastrados em São Paulo e um milhão de viagens realizadas no Rio de Janeiro, ambas capitais. “A ideia é mudar a cultura do trânsito. Transformar a bicicleta em uma alternativa real de transporte, criando um ambiente de convivência pacifica entre motoristas e ciclistas. O beneficio será para todos. As pessoas terão mais saúde, mais agilidade em seus deslocamentos curtos e a cidade ganhará um ar mais puro”, finaliza Cappellari.
Ciclovias - Além do projeto de aluguel de bicicletas, Porto Alegre segue a implantação de ciclovias. As já concluídas são da Restinga (4,6 quilômetros de extensão); avenida Diário de Notícias (2,1 quilômetros); orla de Ipanema (1,25 quilômetros); e ciclofaixa da Icaraí (1,7 quilômetros). As próximas ciclovias serão a da Ipiranga (9,4 quilômetros), primeiro trecho concluído (414m); Aeroporto-Sertório (12 quilômetros); Edvaldo Pereira Paiva/Beira-Rio, (6,35 quilômetros); Padre Cacique (1 quilômetro); Diário de Notícias (2,1 quilômetros); Voluntários da Pátria (3,5 quilômetros); Loureiro da Silva (1,2 quilômetro); e José do Patrocínio (880m). Até a Copa, a EPTC prevê ter 50 quilômetros de espaços exclusivos para os ciclistas em Porto Alegre.
Texto de: Lucas Barroso
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Fonte da Notícia Também no Link a seguir:
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/eptc/default.php?p_noticia=154820
Fotos de Autoria de CharlesNetto: Arquivo pessoal. |
Adorei a postagem, acho importantíssimo que as cidades invistam em ciclovias e que as pessoas comecem a pensar mais sobre os benefícios da bicicleta. Eu tô querendo comprar a minha também, mas confesso que tenho medo de pedalar na minha cidade, hehehe.
ResponderExcluirNanda Bender obrigado amiga, pois assim teremos mais uma opção de locomoção em nossa Cidade através dos deslocamentos nas ciclovias de Porto Alegre, RS.
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